Palestrantes

Segue relação dos palestrantes. Escolha o nome para saber mais informações.


Possui Especialização MBA em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura - USP/ESALQ (2018) e Especialização MBA em Gestão de Unidades de Informação pelo Centro Universitário Central Paulista - UNICEP (2010). Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2005). Bibliotecária do Serviço Social da Indústria SESI de 2006 a 2011. Integrou a Equipe Técnica do Comitê da Qualidade SESI realizando trabalhos de monitoramento dos Indicadores da Qualidade SESI para implantação e manutenção da Certificação ISO 9001. Participou como membro do Conselho Municipal da Cultura de São Carlos durante o ano de 2009 e do Conselho Municipal do Turismo de São Carlos no período de 2009 a 2011. A partir de agosto de 2011 é bibliotecária da Biblioteca da Prefeitura do Campus USP de São Carlos - PUSP-SC com experiência em Serviço de Referência, normalização acadêmica e capacitação de usuários. (LATTES)

Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (2008) e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). (LATTES)

Doutora e pós doutora em Ciências com ênfase em Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (2011).Atualmente é professora colaboradora na Universidade Estadual de Ponta Grossa na área de saúde pública e presta assessoria em delineamento experimental e análise estatística de projetos acadêmicos em empresa própria nas áreas de epidemiologia, saúde pública, vigilância. (LATTES)

Doutorando (2019) e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - campus de Marília (2018). Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - campus de São Carlos (2008). Atualmente é bibliotecário da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) onde atua como Chefe da Seção de Atendimento ao Usuário do Serviço de Biblioteca "Prof. Dr. Sérgio Rodrigues Fontes", e docente na Content Mind, onde oferece o MOOC "CVLattes: como criar e manter atualizado? (LATTES)

Professora titular da Universidade de São Paulo. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo e Doutora em Ciências (Física Computacional) pela Universidade de São Paulo. Livre-docente pela Universidade de São Paulo na área de Processamento Gráfico. Suas pesquisas são predominantemente na área de Computação, com ênfase em Realidade Virtual, Processamento de Imagens, Recuperação de dados multimídia por conteúdo. Vários de seus trabalhos são aplicados na área de saúde, estabelecendo interfaces com a área de Engenharia Biomédica. (LATTES)

Possui especialização em Uso Estratégico das Tecnologias em Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos. Atualmente é bibliotecária da Seção de Atendimento ao Usuário do Serviço de Biblioteca da EESC-USP. Participa como colaboradora de projetos da Biblioteca de implementação de ferramentas para escrita acadêmica e de elaboração de trabalhos acadêmicos de graduação. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia. (LATTES)

Biólogo Licenciado pela UNESP em 1978. Mestre, Doutor e Pós-doutorado no exterior (Israel). É Professor Livre-Docence aposentado do Depto. de Fisiologia, Instituto de Biociências de Botucatu, UNESP. Em sua carreira científica estudou fisiologia e comportamento animal, obtendo reconhecimento internacional evidenciado por convites recebidos para publicação de artigos de revisão, palestras, organização de eventos e citações recebidas. Teve interação científica com pesquisadores de Israel, Inglaterra, Canadá e Estados Unidos. Paralelo à atividades de pesquisa, dedicou-se ao ensino da Redação Científica e do processo de fazer ciência. Seus primeiros cursos foram em 1986 na graduação e em 1988 na pós-graduação. Até hoje, já ministrou mais de 1.000 cursos no Brasil e exterior. Atualmente, atinge em cursos presenciais cerca de 10 mil alunos por ano. Nesse tema, publicou 12 livros e disponibilizou pela internet 31 artigos e 92 vídeos. Em 2017 se torna cofundador e presidente do IGVEC, Instituto GilsonVolpato de Educação Científica (igvec.com), que visa difundir a mentalidade científica para todo o sistema educacional, da pré-escola à universidade, com desdobramento para toda a população. (LATTES)

Liliana Birla is the Publisher of the Energy Materials and Ceramics portfolio. She completed a PhD in (Bio-Physical) Chemistry at the University of Bucharest and continued as a Lecturer in Molecular Structure and Spectroscopy. After several research stages at the University of Utrecht, Perpignan and Toulouse, she moved to the Netherlands. She joined Elsevier in 2012, becoming a Managing Editor for Applied Surface Science, involved in the quality assessment of manuscripts and CrossCheck Report analysis. Afterwards, as Associate Publisher of the Computer Communications and Microelectronics portfolio, she managed journals such as Big Data Research, Nano Communication Networks and Microelectronic Engineering. Since 2015 Liliana is certified as a Lean Six Sigma Green Belt.

Possui graduação em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1998), mestrado em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (2001) e curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Inovaçao Tecnológica (2005). Atua desde 2001 como diretora técnica de propriedade intelectual da Agência USP de Inovação da Universidade de São Paulo, realizando atividades de disseminação, proteção e gestão da criação intelectual. (LATTES)

Marlene is a Publisher in Elsevier’s Materials Science group since 2016, focusing on journals related to Metals & Engineering. She has a PhD in Particle Physics and has worked as a scientist in Radiotherapy research in the Academic Medical Centre in Amsterdam. While working for the Netherlands Organization for Scientific Research and Elsevier she discovered her passion for developing science outreach methods for the 21st century.

Osvaldo Novais de Oliveira Jr. é físico de formação, tendo concluído o doutorado na University of Wales, Bangor, Reino Unido. É professor do Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo. Publicou cerca de 530 artigos em periódicos especializados, 23 capítulos de livros, 2 livros de divulgação científica, 1 livro sobre escrita científica em inglês, 3 livros com coletâneas sobre nanotecnologia, tendo submetido 9 pedidos de patentes. Esses trabalhos receberam cerca de 11500 citações (fator h = 50, dados de março de 2019). Orientou 50 mestres e doutores. É membro fundador do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC), que desenvolveu o revisor gramatical ReGra, agraciado com 2 prêmios de inovação tecnológica e disponível mundialmente com o processador de texto Word for Windows. Suas principais áreas de atuação são em filmes orgânicos nanoestruturados, tópico de física da matéria condensada, e processamento de línguas naturais. É membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), e editor associado da revista ACS Applied Materials & Interfaces. Recebeu o Prêmio Scopus 2006, outorgado pela Elsevier do Brasil e a Capes, como um dos 16 pesquisadores brasileiros com maior produção científica, com base no número de publicações, citações e orientações. (LATTES)

Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1977, doutorado em 1983, Livre-Docente em 1986 e Professor Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1996. Concentra atividades de Pesquisa nas áreas de Anatomia Patológica, Fisiopatologia Pulmonar, Doenças Respiratórias e Saúde Ambiental, Ecologia Aplicada, Cidades e SaúdeHumana, Humanidades e Antropologia Médica. Ciclista e gaitista. Diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP desde abril de 2016. (LATTES)

É Professor Titular no Instituto de Física de São Carlos - IFSC da Universidade de São Paulo (USP), onde coordena o Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia GNano/IFSC/USP. É coordenador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP - São Carlos. Foi Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC). É presidente da comissão do Portal da Escrita Científica da USP São Carlos. Membro titular do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1997), mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (2003). Estágio na University of Massachusetts at Lowell, USA (2000-2001). Foi professor Visitante na Universidade Joseph Fourier, Grenoble, França, em 2010. Tem experiência nas áreas de Nanotecnologia e Desenvolvimento e Aplicação de Nanomateriais em Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: Nanomedicina, Desenvolvimento de Nanomateriais para Diagnóstico e Terapia, Polímeros, Automontagem, Biossensores, e nanocompositos. Desenvolveu e ministra anualmente o curso de Pós-Graduação em Técnicas de Escrita Científica em Inglês. Desenvolveu DVDs e Cursos online sobre Escrita Científica, e ministra minicursos sobre como escrever artigos científicos e editoração científica em várias universidades do Brasil e exterior. Publicou mais de 170 artigos em revistas internacionais e 14 capítulos de livros. Possui mais de 3850 citações e fator H 35 (Fator H 37, Scopus). É editor da Série de Livros Nanomedicine and Nanotoxicology (Springer - Nature). É editor associado da revista Journal of Biomedical Nanotechnology. Maiores informações: www.nanomedicina.com.br e www.escritacientifica.com e www.zucoescrita.com. (LATTES)